Se você finalmente estiver pronto para colocar seu site em funcionamento, provavelmente é seguro dizer que está pensando em comprar hospedagem na web. E aqui é um campo de batalha para iniciantes. Há um glossário de novos termos — o que é um kernel ?! – e siglas aparentemente caindo do céu. Uma que você ouvirá muito: hospedagem VPS .
O que é um servidor virtual privado?
Primeiro, vamos definir o que VPS realmente significa — servidor virtual privado .
Em termos gerais, um servidor é um computador poderoso que armazena todos os dados e arquivos que compõem o seu site. Quando alguém digita seu nome de domínio em seu navegador, aquele poderoso computador “apresenta” seu site na tela do pesquisador.
Agora, para o aspecto virtual : o VPS usa tecnologia de virtualização para dividir aquele servidor poderoso de que acabamos de falar em vários servidores virtuais. Pense desta forma: é uma peça de hardware físico que funciona como vários servidores separados.
A palavra privado significa exatamente o que implica. Seu servidor virtual está reservado para você, então você não terá que compartilhar RAM, CPU ou quaisquer dados com outros usuários.
Como funciona o VPS?
A Hospedagem VPS simula a experiência de um servidor dedicado, mesmo que você ainda esteja compartilhando o servidor físico com outros usuários.
Seu provedor de hospedagem na web instala uma camada virtual sobre o sistema operacional (SO) do servidor usando tecnologia de virtualização. Separando o servidor em compartimentos individuais com paredes virtuais, esta camada permite que cada usuário instale seu próprio sistema operacional e software.
Como um VPS separa seus arquivos de outros usuários no nível do sistema operacional, ele é realmente um servidor privado. Isso significa que seu site fica em um contêiner seguro com recursos de servidor garantidos – como memória, espaço em disco, núcleos de CPU, etc.
Como o VPS se compara à hospedagem compartilhada e hospedagem dedicada
Para realmente entender como funciona o VPS, é importante se familiarizar com alguns dos princípios básicos da hospedagem na web, incluindo outros planos comuns. Aqui está uma breve análise das diferenças entre hospedagem compartilhada, dedicada e VPS .
1. Hospedagem Compartilhada
A hospedagem compartilhada é a forma mais comum de hospedagem na web e funciona bem para muitos novos proprietários de sites. Ao adquirir um plano de hospedagem compartilhada, você compartilha recursos importantes como CPU, RAM e espaço no disco rígido com outros proprietários de sites que usam o mesmo servidor.
Vamos usar uma analogia para facilitar um pouco a compreensão desse conceito.
Pense em um servidor compartilhado como um grande complexo de apartamentos, e todos os apartamentos individuais são alugados por outros proprietários de sites. Todos vocês precisam de um lugar para morar – assim como os arquivos do seu site – mas sair para comprar uma casa de família enorme seria muito caro para suas necessidades. Compartilhar áreas comuns e serviços públicos em um prédio de apartamentos ajuda a manter os custos baixos. E o mesmo se aplica à hospedagem compartilhada.
Existem algumas desvantagens na hospedagem compartilhada, principalmente porque você está compartilhando. Por exemplo, se outra pessoa em seu servidor compartilhado tiver um grande aumento no tráfego, isso poderá afetar o desempenho do seu site. No entanto, se você está apenas lançando seu site e não tem um grande volume de tráfego, a hospedagem compartilhada é uma ótima maneira de ficar online!
Procurando um plano básico? Confira nossos pacotes de hospedagem compartilhada acessíveis .
2. Hospedagem Dedicada
Servidor dedicado é o oposto de hospedagem compartilhada. Em vez de reunir recursos (e compartilhar os custos) com outros proprietários de sites, você tem um servidor dedicado reservado apenas para o seu site.
Parece ótimo, certo? O problema é que é mais caro, mas você obtém 100% de controle sobre seus recursos e pode personalizar o software para atender às suas necessidades individuais. Este tipo de pacote de hospedagem é melhor para sites com demandas técnicas robustas. Por exemplo, a hospedagem dedicada pode ser adequada para você se:
- você está recebendo uma grande quantidade de tráfego todos os dias.
- você precisa instalar seu próprio sistema operacional.
- você está lidando com milhares de transações financeiras.
- seu site requer software personalizado.
Precisa de uma solução poderosa? Confira nossos planos de hospedagem dedicada .
3. Hospedagem VPS
A hospedagem VPS fica entre compartilhada e dedicada. Ao escolher o VPS, haverá outros sites hospedados no mesmo hardware que o seu (lembra daquele servidor poderoso de que falamos anteriormente?).
1. Você está preocupado com a segurança
Se você precisa de recursos de segurança aprimorados, recursos avançados de monitoramento, mais espaço de backup, maior confiabilidade do site ou planeja aceitar qualquer forma de pagamento online, então você pode considerar o VPS. Com o VPS, você obtém recursos confiáveis e pode contar com recursos de segurança de alto nível .
2. Você começa a experimentar altos volumes de tráfego
Se você está apenas começando seu site e não recebe muito tráfego, a hospedagem compartilhada é a solução ideal. No entanto, se o público do seu site estiver crescendo consistentemente, você deverá considerar a atualização. Você não quer correr o risco de seu site ficar lento ou, pior ainda, de seu servidor travar porque não consegue lidar com o tráfego. Se você prevê um aumento no número de visitantes, faça um favor a si mesmo e mude para o VPS.
3. Seu site está funcionando lentamente de forma consistente
A hospedagem compartilhada não se destina a sites que usam grandes quantidades de RAM. À medida que o seu site cresce e você adiciona mais e mais conteúdo, você começará a notar uma diminuição no tempo de carregamento do seu site. Assim que isso acontecer, é uma indicação de que você está ultrapassando seus limites. Atualizar para um VPS permitirá que você dimensione seu site sem se preocupar com tempos de carregamento lentos.
4. Você tem uma loja online
O momento em que você planeja administrar uma loja online é o momento em que deve atualizar seu plano de hospedagem. Por que? Porque com o VPS, você tem um servidor virtual seguro e dedicado onde é mais provável que passe em um teste de conformidade PCI. O Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento foi estabelecido pelas principais marcas de cartão de crédito para proteger contra roubo de dados do titular do cartão.
Se você aceita cartões de crédito em seu site por meio de um gateway de pagamento , deseja fazer tudo o que puder para garantir a segurança das informações financeiras de seus consumidores. Como o VPS é mais seguro que a hospedagem compartilhada, é a melhor opção para sites de comércio eletrônico.
Relacionado: Os 10 gateways de pagamento online mais populares para o seu site, comparados
5. Você precisa instalar um software personalizado
A hospedagem compartilhada é ótima para proprietários de sites que criam seus sites com ou outros sistemas de gerenciamento de conteúdo comuns . No entanto, se você chegar ao ponto em que precisa instalar software personalizado, usar uma configuração de servidor personalizada ou participar de qualquer outra programação avançada, você desejará uma opção de hospedagem que lhe proporcione mais controle.
Da mesma forma, vários programas padrão de impostos, cobrança, contabilidade e outros programas integrativos exigem disponibilidade de servidor 24 horas por dia, bem como Internet de alta velocidade. Para executar esses aplicativos com sucesso, você precisará de um VPS ou de uma conta de hospedagem dedicada.
Se você opera em um servidor compartilhado, só ficará frustrado quando descobrir que ações avançadas são proibidas ou que os aplicativos não têm o suporte necessário para funcionar corretamente. Em vez de lidar com esse problema potencial, atualize para hospedagem VPS e obtenha imediatamente mais controle sobre suas ações de programação.
6. Você se depara com erros de servidor
Você encontra erros de “Serviço indisponível”, erros 50X ou “Erro interno do servidor” com frequência? Quando você vê erros, é provável que seus clientes em potencial também estejam. Embora você possa solucionar problemas de tempo de inatividade , simplesmente não há espaço para erros de servidor se você estiver administrando um negócio on-line . Evite esse problema atualizando para VPS.
7. Você está dentro do orçamento
Embora seja verdade que um pacote de hospedagem dedicado pode resolver muitos dos problemas desta lista, é importante lembrar que um plano dedicado é uma opção muito mais cara. Se você precisa melhorar sua largura de banda, aumentar sua segurança e obter mais RAM, a opção mais acessível é optar pela hospedagem VPS.
8. Você cria sites para seus clientes
Faz parte do seu trabalho construir sites para seus clientes? Com um VPS, você pode hospedar um número ilimitado de domínios, garantindo ao mesmo tempo RAM suficiente para que cada site funcione corretamente.
O que é VPS?
Como escolher o melhor plano de hospedagem VPS para o seu site?
Agora que você sabe o que é um VPS e quando deve atualizar, vamos falar sobre o que constitui um ótimo plano VPS e como encontrar o melhor provedor de hospedagem na web. Afinal, você não confiaria seu site a qualquer pessoa, certo?
Serviços VPS autogerenciados versus serviços VPS gerenciados
Ao selecionar a hospedagem VPS, você geralmente tem duas opções de plano:
- Serviço VPS autogerenciado (às vezes chamado de VPS não gerenciado)
- Serviço VPS gerenciado
Você precisa estar familiarizado com a administração de servidores, solução de problemas e gerenciamento de aplicativos, software e serviços instalados em seu VPS se escolher um serviço autogerenciado.
Se você não está familiarizado com essas habilidades administrativas ou apenas deseja que sua empresa de hospedagem cuide disso para você, optar por um plano VPS gerenciado é a melhor opção.
Todos os planos VPS da DreamHost são totalmente gerenciados, o que significa que você pode deixar de se preocupar com os detalhes técnicos essenciais e se concentrar no que realmente importa: criar ótimo conteúdo para o seu site. Se você está procurando acesso root, considere optar pela hospedagem em nuvem da DreamHost .
Linux/Windows
Você pode pensar que esta dica se enquadra na categoria óbvia, mas vale a pena compartilhá-la: certifique-se de que o pacote de hospedagem selecionado seja compatível com seu sistema operacional. DreamHost, por exemplo, não oferece hospedagem Windows já que a maioria de nossos usuários prefere rodar um VPS Linux.
Confiabilidade
O serviço de hospedagem VPS selecionado deve ter classificações de tempo de atividade de 99,5% ou mais. Qualquer coisa abaixo do seu host é simplesmente inaceitável. Para que conste, DreamHost possui uma das pontuações de tempo de atividade mais altas do setor, com 99,98%. Pare com isso, estamos corando.
Hardware
Ao adquirir um pacote de hospedagem VPS, certifique-se de que seu provedor de serviços ofereça o que há de melhor e mais recente em hardware, incluindo unidades de estado sólido (SSD) — a tecnologia de armazenamento mais rápida. O SSD facilita a execução de aplicativos de alta velocidade graças, em parte, à falta de peças móveis.
Suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana
No final das contas, você simplesmente não sabe quando experimentará um colapso do site. Portanto, certifique-se de adquirir um pacote de hospedagem VPS de uma empresa que oferece suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana .
Serviço de backup
Imagine que você está reformando seu site quando algo dá errado e você perde tudo porque se esqueceu de fazer backup do seu site. Arrepios. Esta é uma ocorrência muito comum e pode custar-lhe dinheiro, tempo e mais do que alguns cabelos grisalhos. Ao adquirir o serviço VPS, certifique-se de escolher um provedor que facilite os backups .
Pronto para seu próprio servidor privado?
Chegou até o final deste guia? Bem, dê um tapinha nas costas porque você não é mais um iniciante em VPS!
Tudo se resume a isto: se o seu site está crescendo e começando a atrair a atenção merecida, você deseja que seu desempenho acompanhe o ritmo. E isso significa que é hora de aumentar os recursos do seu site atualizando para um servidor VPS.
Embora o servidor Bigbluebutton seja mais caro do que um plano compartilhado, os benefícios desse tipo de solução de hospedagem oferecem muito retorno para seu investimento – sem ter que optar por um plano de hospedagem dedicada muito mais caro. Quer saber qual host VPS escolher? Considere DreamHost! Nossos planos VPS começam em apenas US$ 10/mês.
Mas – e é um grande problema – seu site é o único domínio alocado para seu compartimento virtual específico. E isso significa que você obtém seu próprio sistema operacional, armazenamento dedicado, CPU poderosa, RAM escalonável e largura de banda ilimitada.
Com um VPS, você obtém muitos dos benefícios de um servidor dedicado – por um preço acessível. Resumindo, a hospedagem VPS pode oferecer mais retorno pelo seu investimento.
Quando você deve mudar para VPS?
A melhor maneira de avaliar se você precisa ou não atualizar para VPS é fazer um balanço do seu site. Aqui estão oito sinais reveladores de que é hora de se tornar virtual.